domingo, 18 de março de 2012

São Paulo, Repúblicas, Experiências Sociológicas e MEDO! MUITO MEDO!


Recém chegado em São Paulo... Não conheço a cidade a não ser a Avenida Paulista (único trecho pelo qual andei em minha ultima visita a cidade há dois anos). Pego o ônibus, sorriso no rosto, fones de ouvidos tocando aquela música esperançosa de libertação clichê que sempre temos guardada para ocasiões especiais e de repente... OH WAIT! É AQUI QUE VOU FICAR? O_o

Um muquifo, muito semelhante àqueles albergues americanos onde mendigos passam as suas noites após pedirem dinheiro um dia inteiro na rua, sendo que 99,9% dos seus moradores tinham em seus braços/torsos cicatrizes fantasmadaoperanianas e tatuagens que deixariam qualquer mafioso russo com medo. O melhor foi conhecer os moradores e a vizinhança:

- Alí é a estação de trem, alí é a praça. Ah a propósito, você sabia que aqui é a cracolândia né?

- Cuidado que tem muito drogado aqui. Na verdade, eu sou usuário de crack, mas fica de boa pq meu vício só afeta a mim e mais ninguém.

- Tem dois reais? Troco minha janta por um maço de cigarro.

- Boa noite guri, vou fazer programa, amanhã "nóis se fala".

Dentre outras coisas bizonhas. Uma briga durante a noite, uma ligação, mudança pra um lugar melhor e cabeça mais relax. Tempo de conhecer pessoas mais legais, com quem você se identifica, ter a companhia de um velho e amado amigo que também quer tentar a vida aqui, conhecer a cidade e sorrir e chorar um pouco enquanto se habitua a esta nova realidade.

Aulas começam, me encanto pelo meu curso e cada nova aula é uma descoberta e aprofundamento num assunto que pensava entender, mas quanto mais aprendo, mais me fascino.

Até que... OH WAIT! O QUE ELE FEZ?

Meu companheiro de quarto achou que seria uma ideia coerente afogar as mágoas de sua briga com a esposa em 60 pílulas de clonazepam e entrou em coma antes mesmo que pudéssemos teclar o 1 do SAMU. O melhor foram as reações:

- Ele está na sala, tá entrando em coma...
- (Lavando roupa) Que horror! (continua espremendo a roupa como se nada tivesse acontecido)

- Pílulas é para os fracos

Bom! Tenho que mudar de ares.

Mas, sendo sincero, estou amando tudo isso.

Mãe, mana, Carolzinha, Jon, Mary, Raiza, amigos do 3João, Leo e amigos verdadeiros... Saudades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário